O Produto Interno Bruto (PIB) real do Japão cresceu 3,0% no quarto trimestre ante o terceiro trimestre. Vale lembrar que a previsão inicial era uma alta de 2,3%. Este é o segundo trimestre consecutivo com crescimento registrado, o que reflete a recuperação da demanda doméstica e das exportações.
Se analisado todo o resultado apresentado durante o ano, devido à pandemia a economia japonesa encolheu 4,8%, sendo essa a maior queda desde 2009. Naquela época, o PIB japonês caiu 5,7% durante a crise financeira global.
Os gastos privados aumentaram 2,2% em relação ao trimestre anterior, graças a um programa governamental de incentivos a viagens. Porém, esta atividade foi suspensa em todo o país no final de dezembro devido ao ressurgimento de infecções pelo coronavírus.
Além disso, os gastos de capital aumentaram 4,5%, o primeiro aumento em três trimestres, devido à recuperação econômica da China. A demanda externa adicionou 1,0% ao crescimento. Para 2021, mais especificamente neste primeiro semestre, os economistas esperam que a economia japonesa volte a cair, já que em janeiro o governo declarou um segundo estado de emergência no país.