No próximo dia 16 de março completam-se três meses do lançamento do PIX. De acordo com os últimos dados do Banco Central, já foram realizadas mais de 237 milhões de operações com a nova funcionalidade de transação financeira, movimentando 203 bilhões de reais. Apesar do grande sucesso em tão pouco tempo e da potencialidade de movimentar recursos, só cerca de 5,2% das empresas têm operado com o PIX, fazendo com que pequenos negócios, principalmente, deixem de reduzir custos e ainda percam vendas, como destaca a vhsys, empresa de tecnologia que desenvolve um sistema de gestão empresarial descomplicado para micro e pequenas empresas.
“Muitas transferências possuem taxas elevadas, assim como também há algumas taxas altas via pagamentos por boletos. E, para os pequenos negócios, muitas vezes, um grande volume dessas operações torna-se inviável. Então, o PIX também possibilita reduzir esses custos, pois é uma modalidade mais barata para realizar transações financeiras”, explicou o CEO da vhsys, Reginaldo Stocco. “Outro ponto é que já são milhões de pessoas físicas usando a nova funcionalidade para fazer transferência, pagamento e etc. Ou seja, o seu negócio pode perder bastante em vendas, a partir do momento em que muitos desses milhões chegam para adquirir um produto seu e não contam com a forma de pagar pelo PIX. Perde a venda, perde o cliente e ainda perde a possibilidade imediata de capital para o seu negócio”, completou.
Além disso, a vhsys também destaca outros pontos em que negócios podem sair perdendo pela não adesão ao PIX: se não integra, acaba por perder o controle das finanças, já que por meio desse pagamento é possível comunicar automaticamente as transações para as demais áreas de controle, como vendas e financeiro; também perdem tempo, já que o PIX permite transação 24 horas por dias durante os 7 dias da semana; e ainda perdem a chance de aumentar o fluxo de caixa, já que podem ter dinheiro caindo na hora.
Pensando em possibilidades para que pequenos negócios não sofram esses prejuízos e consigam ainda facilitar sua rotina, a vhsys, em parceria com a Shippay, é uma das primeiras empresas que passou a oferecer sistema de gestão empresarial integrado à nova forma de pagamento, que é o PIX, Com isso, os micro e pequenos empreendedores que contarem com a ferramenta de gestão vhsys já poderão disponibilizar para seus clientes esse jeito rápido, seguro e prático de pagarem pelo serviço ou produto, além de aumentar o volume de vendas e modernizar a frente do caixa com essa modalidade de pagamento.
Por meio dessa integração, o pequeno empreendedor passa a contar com taxas reduzidas em suas transações financeiras, consegue ver todas as entradas e saídas via PIX, independente de quantas contas em bancos a empresa tiver, e tem a chance de visualizar valores que entram via PIX já somados ao montante que aparece como caixa da empresa. Com isso, tem ainda a possibilidade de aumentar suas vendas, já que disponibilizará mais uma forma de pagamento para os clientes.
Outra possibilidade que essa integração com o sistema vhsys traz é que as micro e pequenas empresas contarão com emissões de QR Codes e realização de operações a partir deles, garantindo mais uma forma de angariar recursos com vendas facilitadas e ágeis e ainda permite incluir outros dados, como juros e multas para cada transação.
“Nosso sistema já foi todo modificado e atualizado para tudo isso. Para começar a usar é simples: basta acessar a Loja de Aplicativos dentro do 𝘃𝗵sys, instalar o app ‘𝘃𝗵Pay’, cadastrar o PIX e as Carteiras Digitais no portal da Shipay, que pode ser o CNPJ, o e-mail, telefone ou uma chave numérica gerada pelo sistema. E o empreendedor que já usa nosso sistema, não vai precisar pagar a mais pela opção de ter o PIX como forma de pagamento integrado a ele”, destacou Reginaldo Stocco. “Ter uma ferramenta de gestão empresarial integrada ao PIX no seu pequeno negócio é não perder todas as vantagens que já destacamos e ainda ter mais praticidade e eficiência nos processos de sua empresa. E podem ter certeza, ela pode crescer com isso”,concluiu .