O estudo Perda de aprendizagem na pandemia, conduzido pelo Instituto Unibanco e Insper, utilizou evidências nacionais e internacionais para estimar a perda de aprendizagem, decorrente da pandemia, entre os estudantes das redes estaduais e educação que irão concluir o Ensino Médio no Brasil em 2021. De acordo com o levantamento, os resultados são alarmantes: os estudantes que concluíram a segunda série em 2020, possivelmente vão iniciar a terceira série com uma perda de proficiência em Língua Portuguesa estimada em 9 pontos. Caso o ensino remoto seja mantido ao longo deste ano letivo, as perdas poderão alcançar níveis ainda mais elevados – 16 e 20 pontos, respectivamente, em Língua Portuguesa e Matemática. Para contribuir com jovens e adultos interessados em reduzir o impacto negativo da crise sanitária na própria educação – e se prepararem para exames vestibulares e para o Enem – negócios focados em educação como Geekie e Redação Online (em parceria com o Instituto AIPI) estão anunciando iniciativas gratuitas e eficazes, baseadas em plataformas educacionais.
Segundo Claudio Sassaki, cofundador da Geekie e mestre em Educação pela Universidade de Stanford, o contexto que vivemos é muito preocupante para todos, mas para os alunos do Ensino Médio é ainda mais grave, sobretudo porque pode comprometer o ingresso deles ao ensino superior. Para auxiliar os jovens e adultos a manterem uma rotina de estudos e preparo, decidimos abrir a plataforma Geekie Games. É a nossa forma, como negócio de impacto social, de fazer a nossa parte para que, como sociedade, possamos vencer esse grande desafio de saúde pública”, afirma Sassaki, acrescentando que, desde a criação, a plataforma já foi utilizada por mais de 12 milhões de alunos.
De acordo com Mariana Claudio, gerente-executiva do Instituto AIPI, o lançamento do 46º Concurso de Redação – em parceria com o negócio de impacto social Redação Online – reforça a importância de fortalecer nos estudantes a capacidade de análise crítica da sociedade para que possam ser cidadãos ativos e agentes de mudança. “A parceria com o Redação Online amplia a nossa capacidade de alcance, impactando cada vez mais jovens, além de trazer ao concurso o diferencial de preparação de alunos e professores, indo muito além apenas de um concurso”, afirma Mariana.