O mundo nunca mudou tão rápido. Com o advento da internet e outras tecnologias, nosso modo de vida e as demandas da sociedade mudaram, por isso, a educação também precisa se adaptar a essa nova realidade.
A Educação 5.0 é um modelo que utiliza tecnologia para humanizar o ensino e se concentra na construção de habilidades e competências fundamentais para convivermos harmoniosamente no mundo contemporâneo. É um modelo que se concentra em oferecer aos estudantes uma educação prática e experiencial, que os capacita para pensarem criativamente, colaborar efetivamente e desenvolver habilidades de resolução de problemas.
O modelo também ajuda a preparar os estudantes para enfrentarem os desafios da vida profissional, criando uma geração de empreendedores mais bem-sucedidos, além de incentivar o pensamento crítico, a habilidade de lidar com riscos e a capacidade de se adaptar rapidamente às mudanças.
De acordo com o CEO da Edtech Asas Educação e diretor Administrativo da Escola Teia Multicultural, escola referência do uso da educação 5.0, Lucas Briquez, o empreendedorismo não pode ser devidamente ensinado com modelo tradicional de ensino.
“Na minha vivência tanto como educador, quanto como empreendedor, posso afirmar que o modelo tradicional de ensino não contempla o necessário para desenvolver um estudante empreendedor” Explica.
“O estudante não deve ser tratado como um produto em uma linha de produção e sim como um agente de transformação, um cidadão criativo, uma pessoa mais proativa e que saiba usar adequadamente a tecnologia e seus conhecimentos para criar inovações e resolver problemas“.
“O conhecimento, antes escasso, está cada vez mais abundante, antes o importante era o que saber, hoje a importância está no que fazer com o conhecimento adquirido, os modelos tradicionais que simplesmente ensinam para a prova tiram do estudante a oportunidade de aprenderem para a vida” Finaliza Briquez.