Fundação Grupo Boticário lança vídeos para apoiar professores no ensino remoto e reconectar os alunos com a natureza

Tutoriais da coleção Meu Ambiente trazem sugestões para abordagem multidisciplinar da natureza nas aulas online. – Foto: Pixabay/Divulgação

A Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza acaba de lançar a websérie “Meu Ambiente – Dicas de ensino a distância”, com ideias práticas para apoiar professores nas aulas online e propostas de atividades para inserir o estudo do meio ambiente no cotidiano dos alunos do Ensino Fundamental de forma lúdica e interdisciplinar. O material, disponível gratuitamente no site da Fundação, pretende inspirar os educadores neste momento de grandes desafios provocados pelo ensino remoto.

“Queremos formar uma geração mais conectada e mais consciente sobre a importância da conservação da natureza e encontramos uma forma de apoiar e orientar professores para adaptar sua rotina ao modelo de ensino a distância. A websérie foi criada para oferecer sugestões de práticas pedagógicas acessíveis, explorando as diversas ferramentas tecnológicas gratuitas disponíveis”, explica o gerente sênior de Engajamento, Relacionamento Institucional e Impacto Social da Fundação Grupo Boticário, Omar Rodrigues.

Os vídeos trazem ideias para estimular a troca de informações e experiências entre professores, cuidar da relação com as famílias, adaptar o conteúdo das aulas ao formato remoto, dedicar atenção à escuta individual e coletiva dos alunos e, também, incentivar a abordagem da natureza de forma interdisciplinar. “Mesmo com todos os desafios impostos pela pandemia, acreditamos nas possibilidades de inserir o meio ambiente de forma transversal no aprendizado das crianças. A educação é essencial para um futuro sustentável, mas, além de conhecimento teórico, precisamos proporcionar vivências que promovam a reconexão com a natureza desde a primeira infância, com o apoio das famílias”, frisa Rodrigues.

A professora Débora Vidal, do 2º ano do Ensino Fundamental na Escola Municipal do Campo Nazira Borges, em Paranaguá (PR), usa os livros da coleção Meu Ambiente desde 2018 e agora procura adaptar o conteúdo ao ensino remoto. “Estamos sem aulas presenciais desde março do ano passado, mas sempre trago material da coleção para as aulas. Tem sido uma experiência muito interessante e desafiadora, que conta com uma boa aceitação dos alunos e a participação das famílias”, conta. 

Como o acesso à internet entre os alunos da escola é limitado, as aulas são gravadas e enviadas diariamente por meio de um aplicativo de mensagens instantâneas. Além de utilizar a coleção Meu Ambiente nas aulas de Língua Portuguesa e Matemática, a professora Débora incentiva os alunos a realizarem experiências com as famílias. “Peço para fotografar ou filmar pássaros na natureza, encontrar uma árvore frutífera ou ir até um rio ou nascente e registrar tudo com o celular. São vivências que antes a gente fazia coletivamente na escola, mas que hoje podem ser feitas com o apoio da família. Essas atividades vão semeando a consciência ambiental e trazem muito aprendizado”, frisa a professora. “Com os novos vídeos tutoriais espero ter outras ideias para adaptar o conteúdo às aulas online e acredito que poderemos melhorar ainda mais essa experiência”, anima-se Débora.

A professora reconhece que, diante dos desafios do ensino remoto, todas as iniciativas que auxiliem a melhorar a rotina de aprendizado devem ser valorizadas. “A saudade dos alunos e da vida regular na escola é muito grande, mas temos de utilizar as ferramentas disponíveis para continuar ensinando e aprendendo neste novo contexto”, reflete a professora.

Mais sobre a coleção

Os 18 livros em formato digital da coleção Meu Ambiente também estão disponíveis gratuitamente no site da Fundação Grupo Boticário desde abril do ano passado. São conteúdos paradidáticos, com referencial teórico e propostas de atividades (nove livros para professores e nove para estudantes), desenvolvidos para auxiliar os professores do Ensino Fundamental (1º ao 9º ano), ressaltando a importância da natureza bem conservada e sua relação com o bem-estar social. “Nos primeiros anos na escola, os alunos constroem a base de seu conhecimento. Tão importante quanto a base para cálculos e leituras, é estabelecer uma conexão com a natureza e conhecê-la. Não apenas pela beleza, mas também pela relação com tudo que faz parte do nosso dia a dia”, ressalta Rodrigues.

Desenvolvida com a coordenação pedagógica do Sistema Educacional Família e Escola (Sefe), a coleção Meu Ambiente pode contribuir para o desenvolvimento de competências da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), como o exercício da curiosidade intelectual e abordagem própria das ciências para investigar causas, elaborar hipóteses, resolver problemas e criar soluções. 

Para utilizar o material, os professores não precisam seguir a sequência de capítulos, podendo adequar a abordagem de acordo com os diferentes temas relacionados às matérias regulares. Ainda diante das competências da BNCC, o material pode ser usado para que os alunos construam argumentações com base em fatos, dados e informações confiáveis na defesa dos direitos humanos, da consciência socioambiental e do consumo responsável.

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Previous Post

Varejo de material de construção apresenta grande crescimento mesmo com pandemia

Next Post

3 vantagens de morar perto de parques e áreas verdes

Related Posts