Técnica visa evidenciar os pontos positivos das organizações e atrair profissionais talentosos
Ainda que o retorno financeiro seja essencial para a sobrevivência de um negócio, esse não é mais o único fator de importância que move as empresas. Atualmente, as grandes e pequenas organizações se preocupam ainda mais com sua imagem perante o mundo, assim como se empenham para se transformar em locais de trabalho nos quais todos querem entrar e ninguém quer sair.
É a partir dessa vontade que surge o Employer Branding. O termo, que em tradução livre para o português significa “marca do empregador”, se refere a uma estratégia de marketing que visa gerar uma percepção positiva do mercado a respeito de determinada empresa como local de trabalho. Essa estratégia está virando foco das empresas que desejam atrair, engajar e reter os melhores profissionais disponíveis atualmente.
A competitividade do cenário mercadológico faz com que essa estratégia se torne necessária para o crescimento e sustentabilidade das empresas, além de torná-las destaque entre seus concorrentes. O employer branding conta com ferramentas e técnicas que reforçam os pontos positivos do negócio, e expõe ao mundo como é trabalhar em determinada organização, tudo isso para fortalecer sua imagem e atrair profissionais competentes e talentosos.
Essa estratégia é poderosa, e se for bem executada, pode gerar impactos relevantes para os negócios. Alguns exemplos são: fazer com que os colaboradores se sintam valorizados, vejam na empresa uma oportunidade para o desenvolvimento de seu potencial produtivo e estejam determinados a se empenhar para permanecer no time.
Outros resultados do Employer Branding é a construção e a consolidação de equipes de alta performance, o aumento da produtividade e a redução dos custos utilizados para a contratação e capacitação de novos funcionários. Além disso, implantar essa tática também garante uma divulgação espontânea da marca, já que seus colaboradores, por se sentirem reconhecidos, naturalmente irão falar bem da empresa.