A rede de moda feminina e lingerie Marisa enfrenta uma longa crise financeira que já dura mais de uma década, em uma tentativa de reverter essa situação, a empresa anunciou o fechamento de 91 lojas até junho deste ano, nos últimos meses, a varejista passou por uma série de medidas para enfrentar a crise, incluindo a renúncia de cinco executivos, a contratação de assessores externos e a emissão de debêntures e venda de direitos creditórios.
Além disso, a empresa tem renegociado prazos e dívidas, reduzido investimentos em estoques e cortado despesas operacionais com o objetivo de recuperar a capacidade de gerar caixa e voltar à lucratividade.
Como não entender seu cliente gerou a crise na Marisa?
Entre os diversos motivos que levaram a empresa à crise financeira atual, um dos fatores mais significativos para isso, foi, sem dúvidas, a desconexão com o seu público-alvo.
Marisa tem foco em consumidores de classe média, de acordo com a própria companhia, grande parte dos seus clientes têm renda entre R$3 mil e R$5 mil, no entanto, a empresa voltou-se a uma estratégia de manter preços competitivos e não inovou, o que destoou das necessidades do seu público-alvo e coincidiu com o aumento dos preços dos produtos, fazendo com que eles sofressem uma redução de qualidade e as vendas caíssem.
Como evitar problemas similares na minha empresa?
Segundo Jennifer de Paula, Diretora de Marketing da agência de comunicação internacional MF Press Global é fundamental que a equipe comercial e o setor de marketing trabalhem em sintonia.
“Uma estratégia mal formulada ou fora do perfil do seu público-alvo pode prejudicar a reputação e o caixa de uma empresa, por isso, além de focar em uma política de feedbacks, análise de dados sobre os clientes e outros métodos para conhecer melhor o seu público é importante que a equipe comercial mantenha uma comunicação constante com o setor de marketing para direcionar assertivamente as estratégias”.