Conheça a verdadeira história por trás do St. Patrick’s Day

Créditos: Pexels/Pressmaster

O St. Patrick’s Day, festa popular de origem irlandesa, teve início no século XVII. Na época, era apenas uma comemoração religiosa e cultural do bispo São Patrício, responsável por levar o cristianimos ao país europeu. Na Irlanda, o feriado ainda possui um componente cultural e religioso, embora em outros países a festa tenha se tornado, para muitos, um dia voltado para usar roupas verdes e beber exageradamente. 

Por existirem muitas especulações sobre os detalhes históricos da vida do bispo, é difícil separar os fatos das lendas que o circundam. Em Confessio, suas memórias espirituais, São Patrício conta que chegou à Irlanda como escravo, mas que conseguiu escapar e se reunir com sua família na Grã-Bretanha. Estudiosos acreditam que essa reunião provavelmente aconteceu na Escócia. 

Porém, enquanto estava longe da Irlanda, o bispo sonhava com frequência com a “voz dos irlandeses”, que pedia para que ele voltasse ao país e batizasse os seus habitantes, tornando-se, assim, um líder religioso para eles. E assim aconteceu. A partir de então, os irlandeses passaram a acreditar veementemente no relato do bispo, e sentem uma dívida de gratidão por seu compromisso com o bem-estar espiritual da nação. 

Muitas das histórias envolvendo São Patrício podem ser apenas mitos e folclore. Porém, mesmo que muito tempo tenha se passado, os irlandeses ainda mostram seu respeito pelo santo padroeiro de diversas formas. Em 17 de março, dia escolhido para celebrar o bispo, os habitantes do país europeu usam um ramo de trevos, e começam o dia com uma missa, seguida de uma celebração que dura o dia inteiro. Eles finalizam o dia com reflexões e orações. 

O costume irlandês se espalhou mundialmente devido à emigração de quase dois milhões de irlandeses entre os anos de 1820 e 1860, em parte devido à Grande Fome. Uma vez estabelecidos em outros países, eles encontraram novas formas de comemorar o St. Patrick’s Day. Porém, ao longo dos anos, a celebração popular rapidamente se transformou em um empreendimento comercial.

Nos Estados Unidos, por exemplo, o dia do santo é uma festa. É estimado que os americanos já tenham gastado mais de US$ 6,16 bilhões comemorando, e que já tenham consumindo 13 milhões de canecas da cerveja Guinness. A partir dos anos 1990, a Irlanda começou a entender o potencial da fórmula americana, porém, o dia 17 de março segue sendo uma data sagrada para os nativos e um dia festivo para os turistas de todo o mundo.

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Previous Post

Saiba quais são os países mais felizes do mundo em 2022

Next Post

Lei contra discriminação capilar é aprovada por Câmara dos EUA

Related Posts