Michelin: do pneu à gastronomia

Você sabia que a empresa de pneus Michelin também é responsável pelo guia mais renomado da gastronomia mundial?

Este artigo irá destrinchar desde sua origem até indicações de estabelecimentos brasileiros estrelados.

Surgimento

A história começa em 1889, em Clermont-Ferrand, na França, após os irmãos Andre e Edouard Michelin fundarem sua empresa de pneus, a Compagnie Générale des Établissements Michelin. Eles tinham em vista a projeção do crescimento da indústria automobilística francesa, mesmo que na época houvesse menos de 3 mil carros em circulação no país.

De modo a impulsionar as vendas de automóveis e consequentemente, fomentar também as de pneu – aumentando o lucro de sua empresa -, a dupla elaborou um pequeno guia vermelho contendo informações como: onde encher o tanque, a forma de trocar pneus, alguns mapas e também uma lista de lugares para viajantes que estivessem procurando um estabelecimento para ficar a noite ou se alimentar.

O sucesso e influência do guia cresceu e ele começou a classificar os melhores restaurantes e hotéis do mundo. Em 1926, as estrelas Michelin passaram a ser atribuídas àqueles restaurantes que se destacavam.

O que é e como funciona a estrela Michelin?

A estrela Michelin é uma prestigiada classificação que estabelece a qualidade de um restaurante. O estabelecimento pode ganhar até três delas, com cada uma concedendo mais notoriedade ao local e ao chef que o comanda.

Os inspetores do guia, de forma anônima – para que não haja interferência na avaliação e suas experiências sejam iguais às de qualquer um – visitam e analisam o local através de cinco critérios: qualidade dos produtos, o domínio do sabor e técnicas culinárias, a personalidade do chef na sua cozinha, relação entre qualidade e preço e a consistência entre as visitas.

Conheça alguns restaurantes brasileiros estrelados

No Brasil, os avaliadores julgam apenas restaurantes localizados no Rio de Janeiro e em São Paulo. Dentre estes, existem dez estabelecimentos com uma estrela e outros quatro com duas.

Segue os locais com a melhor avaliação:

➢ Oteque

  • Localizado no Rio de Janeiro, no bairro do Leblon.
  • Com pratos assinados pelo chef Alberto Landgraf, o estabelecimento entrega preparações que usufruem dos peixes e mariscos da região, criando propostas sofisticadas com harmonizações assertivas.

➢ Oro

  • No Rio de Janeiro, também no Leblon.
  • Os pratos, assinados pelo chef Felipe Bronze, vêm acompanhados de opções de harmonizações criadas pela sommelière Cecilia Aldaz. Tendo uma proposta de mesclar as raízes brasileiras com as da vanguarda, homenageando regiões do país no processo

➢ D.O.M

  • Localizado em São Paulo, o restaurante é do chef internacionalmente conhecido Alex Atala.
  • O menu degustação é composto por inúmeros pratos que utilizam ingredientes nativos do Brasil.

➢ Ryo Gastronomia

  • Situado também em São Paulo, o local é voltado para preparações japonesas com sabores marcantes e texturas chamativas. Tudo assinado pelo chef Edson Yamashita.

Agora é só aproveitar as indicações e ficar atento, afinal, o guia recebe atualizações anualmente, com restaurantes que mantém, perdem ou ganham mais uma estrelinha.

Total
0
Shares
3 comments
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Previous Post

Sente tremores? Conheça o “marca-passo cerebral”, a cirurgia que inovou o tratamento dos tremores

Next Post

Sites educacionais vigiaram crianças e adolescentes, aponta HRW

Related Posts