A imagem do Brasil nos últimos dias por causa da pandemia não está das melhores. O país está se tornando alvo de reportagens internacionais mostrando o descontrole no combate ao coronavírus, e isso tem assustado boa parte do mundo.
A CNN, por exemplo, mostra o Brasil como fonte de “ameaça global” por causa do colapso hospitalar e de expansão acelerada do vírus. A britânica BBC apresentou o Brasil como uma espécie de “laboratório”, onde é possível ver o que acontece quando o vírus “se propaga sem controle”- numa menção ao surgimento da nova cepa, denominada tecnicamente de P1, comprovadamente mais virulenta.
Porém, a situação atual faz com que os brasileiros não possam entrar em outros lugares do mundo. Os Estados Unidos, por exemplo, barraram a entrada de br asileiros em maio do ano passado. Agora este bloqueio foi renovado na gestão de Joe Biden. E por lá já foram identificadas a presença da P1 em mais de 20 estados. A descoberta recente de um caso em Nova York levou o nome do Brasil novamente às manchete, notas e declarações oficiais.
Neste momento, os visitantes brasileiros ou com histórico de passagem pelo Brasil são barrados em pelo menos 30 países.