Neste domingo, o exército sul-coreano informou que a Coreia do Norte lançou cerca de 600 balões carregados com lixo, incluindo bitucas de cigarro e plásticos, para o lado sul da fronteira.
“O Estado-Maior das Forças Armadas confirmou que a Coreia do Norte voltou a lançar balões repletos de lixo em direção à Coreia do Sul”, declarou em comunicado.
“Identificamos cerca de 600 balões, com 20 a 50 balões deslocando-se no ar por hora”, acrescentou o comunicado.
Na sexta-feira, as autoridades sul-coreanas ameaçaram tomar medidas contra a Coreia do Norte caso continuem as “provocações irracionais”, como o envio desses balões com lixo.
“Estamos levando isso muito a sério e não vamos tolerar esse tipo de ação”, assegurou o Ministério da Reunificação sul-coreano em comunicado.
Na quarta-feira, os meios de comunicação social haviam divulgado que a Coreia do Norte estava lançando balões cheios de lixo, papel higiênico e fezes de animais para o Sul.
Desde o fim da Guerra da Coreia (1950-1953), que terminou com um armistício em vez de um tratado de paz, o Norte e o Sul permanecem tecnicamente em guerra, separados por uma fronteira fortemente fortificada, incluindo a zona desmilitarizada.