Vídeos circulando pelas redes sociais mostram mulheres chamando o chefe do Executivo de ‘pinguço, ladrão e bêbado’. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi alvo das hostilidades ao sair do hotel onde está hospedado em Nova York, no último domingo.
Lula está nos Estados Unidos para participar da Assembleia Geral da ONU. Além da assembleia, há previsão de um encontro com o presidente americano Joe Biden e outras reuniões bilaterais em negociação pelo governo brasileiro.
Lula tem defendido a criação de um grupo de países para mediar um acordo de paz entre Rússia e Ucrânia e expressou interesse em discutir o assunto com o presidente Zelensky.
Vale ressaltar que Lula não é a primeira personalidade brasileira a enfrentar ataques durante sua estadia na cidade americana. O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso, também foi seguido por uma apoiadora do ex-presidente Jair Bolsonaro durante uma viagem a Nova York em 2022. Nas imagens, é possível ver o ministro do STF pedindo para que ela “não seja grosseira”.
Além disso, Alexandre de Moraes também foi alvo de ataques enquanto jantava em um restaurante com sua esposa, assim como o ex-presidente Michel Temer, que foi hostilizado ao chegar em seu hotel.