Nos últimos dias o caso envolvendo o cantor Alexandre Pires, supostas atividades de mineração ilegal em terras indígenas Yanomami e lavagem de dinheiro ganhou um novo capítulo.
A desembargadora Maria do Carmo Cardoso, do TRF-1 (Tribunal Regional Federal da 1ª Região), concedeu um habeas corpus ao empresário Christian Costa dos Santos, liberando-o da prisão que havia ocorrido no início da semana.
Christian tinha sido preso durante a Operação Disco do Ouro, realizada pela Polícia Federal em Roraima sob suspeita da realização de mineração ilegal em terras indígenas e transferência de cerca de R$1,5 milhão da mineradora Betser para o cantor Alexandre Pires, que também foi alvo de mandatos de busca e apreensão.
Na decisão judicial a desembargadora afirmou que as provas contra o empresário são escassas:
“A decisão combatida, apesar do volume de informações abordadas, é frágil quanto à comprovação: do risco efetivo de reiteração delitiva, da periculosidade dos agentes e da contemporaneidade da medida“.
De acordo com Sérgio Vieira, advogado e Sócio Diretor da Nelson Wilians Advogados, escritório que representa Christian, a decisão reforça que são necessários maiores detalhes sobre o caso para definir as reais circunstâncias do caso.
“A decisão reforça que são necessárias mais confirmações sobre detalhes importantes do caso para esclarecer diversas questões ainda pendentes”.