Nos últimos anos, houve uma explosão na popularidade dos influenciadores digitais, eles conquistaram um imenso número de seguidores em plataformas de redes sociais, o que impulsiona a sua presença nestas plataformas é a principal fonte de renda dos influenciadores: Os anúncios de produtos.
As marcas reconhecem o poder de influência dessas figuras digitais sobre seus seguidores e aproveitam essa oportunidade para promover seus produtos e serviços, os influencers, por sua vez, utilizam sua influência e engajamento para construir parcerias lucrativas, criando uma relação entre eles e as marcas, mas ao anunciar um produto o influenciador tem responsabilidade sobre ele ou é um mero intermediário?
De acordo com a advogada e consultora jurídica, Dra. Lorrana Gomes, os digitais influencers podem ser responsabilizados pelos produtos que anunciam nas suas redes sociais.
“O digital influencer está usando seu alcance e a sua plataforma para anunciar um produto, então ele pode incorrer em crimes ligados a propaganda enganosa ou abusiva, podendo, inclusive, ser processado juntamente com a loja caso o produto não cumpra o ‘prometido’ por eles”.
“Por isso, se você decidir comprar determinado produto por indicação de um influenciador digital, guarde comprovantes da recomendação, assim como a nota fiscal e os dados do vendedor”.
“Já para os influencers, é importante ter um bom contrato com as lojas parceiras e buscar sempre produtos de qualidade, ser um influenciador é uma profissão e como tal tem responsabilidade para com o seu público consumidor” Explica Dra. Lorrana Gomes.