O Brasil é o país com a maior incidência de raios do mundo, chegando a ter a mais de 70 a 80 milhões de descargas elétricas por ano, sua localização geográfica tem grande influência para esses números. Raios são descargas elétricas que conectam as nuvens de tempestade, presentes na atmosfera, ao solo.
Ao contrário do que muitos pensam, os raios podem cair duas vezes no mesmo lugar sim e o maior exemplo disso é o Cristo Redentor, que recebe em média, seis descargas elétricas por ano. O Brasil é o maior país localizado na zona tropical do planeta, e por ser a região tropical a mais quente no globo, favorece a formação de mais tempestades e consequentemente há maior queda de raios, tendo região norte do país a mais afetada pelo fenômeno.
De acordo com informações do portal Tecmundo, em projeção feita pelo Inpe, estima-se que em 2081 e 2100, o número de eventos com raios aumente, passando para 100 milhões de descargas elétricas por ano. Buscando um modo de prevenir contra esse aumento, o Laboratório de Eletricidade Atmosférica (ELAT), em conjunto com o Inpe, criou uma cartilha com dicas de proteção contra raios.
Nessa cartilha tem informações sobre o que são e como os raios se formam, quais são as épocas de maior incidência, assim com recomendações sobre o que não fazer em dias de tempestade, seja em casa, ao ar livre ou em praias, rios e piscinas.