A Caixa Econômica Federal anunciou nesta segunda-feira (7) a possível redução de 25% (por seis meses) a 74,99% (por três meses) nas parcelas do financiamento imobiliário. A medida será por tempo limitado e visa auxiliar quem enfrenta dificuldade financeira por conta da pandemia da Covid-19.
A solicitação para reduzir o valor das mensalidades devem ser realizadas no aplicativo de habitação da Caixa Econômica Federal. Brasileiros que recebem Auxílio Emergencial 2021 ou Seguro Desemprego poderão pausar o pagamento do financiamento por até seis meses.
“Mais uma vez, ouvindo a população em um momento sensível para o mundo inteiro, estamos oferecendo uma redução no pagamento das prestações e, como normalmente faltam ainda 10 ou 15 anos [para o fim do financiamento], o acréscimo será muito pequeno e ao longo do tempo”, afirma o presidente do banco, Pedro Guimarães.
No caso de redução das parcelas tanto quanto na pausa, ao término do prazo estabelecido, a cobrança Pedro Guimarães afirma que o valor voltará ao normal, os descontos concedidos serão incorporados ao saldo devedor e a cobrança diluída até o fim do contrato. A taxa de juros e o prazo contratado inicialmente não sofrem alteração.