O Distrito Federal é a primeira unidade da federação a decretar o lockdown total na segunda onda da covid-19. As medidas restritivas foram anunciadas pelo governador, Ibaneis Rocha. e passam a valer a partir da 0 hora deste domingo (28).
Segundo o decreto, não poderão funcionar bares, restaurantes, academias, boates, clubes, salões de beleza, construção civil ou escolas públicas e privadas. Nos shopping centers, será permitido o funcionamento de laboratórios, clínicas de saúde, farmácias e serviços de delivery.
Só estão autorizados a seguir as atividades normalmente os mercados, farmácias e serviços de saúde, além de serviços delivery e drive-thru. Além destes, o governador também autorizou o funcionamento de postos de combustíveis, comércio atacadista, clínicas veterinárias, funerárias, lojas de materiais de construção, além de cultos, missas e demais rituais religiosos.
Além disso, está proibida ainda a venda de bebidas alcoólicas após as 20h nos estabelecimentos autorizados a funcionar.
O decreto de lockdown total foi publicado após a taxa de ocupação das UTIs chegar próxima aos 100%. Outra medida anunciada pelo governador Ibaneis é a a abertura de 60 novos leitos na capital.