Após o encontro do presidente Jair Bolsonaro com governadores, equipe de governo e chefes dos demais poderes, foi anunciada a criação de um comitê nacional para minimizar os efeitos da pandemia. No centro da coordenação nacional, o presidente Bolsonaro destacou a intenção de dedicar à vacinação em massa, para resolver a “situação complicada” em que se encontra o país.
A declaração foi dada após o encontro, em Brasília. O comitê nacional de combate à pandemia vai ter a participação de diversos poderes, em níveis diferentes da federação. Porém, o presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Luiz Fux, também presente na reunião, disse que pode atuar de outras formas, já que o judiciário é impossibilitado de fazer parte do comitê.
Já o novo Ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, destacou o empenho em garantir o fortalecimento do SUS, em níveis nacional, estaduais e municipais. Ele mencionou também ainda a criação de protocolos unificados de atendimento e uma campanha de vacinação, para que a população brasileira seja imunizada em massa.
Representando os gestores estaduais e do Distrito Federal, o governador de Goiás, Ronaldo Caiado, comemorou a criação de uma assessoria, pelo Ministério da Saúde, para ajudar estados e municípios na gestão da pandemia.
Já os chefes do Legislativo, os presidentes da Câmara dos Deputados, Arthur Lira e do Senado, Rodrigo Pacheco, destacaram a importância da criação desse comitê e a urgência para a solução dos casos de coronavírus no Brasil.
Deixe um comentário