Na abertura das atividades legislativas em 2021, o presidente Jair Bolsonaro esteve na Câmara dos Deputados juntamente com os novos presidentes do Senado, Rodrigo Pacheco, e da Câmara, Arthur Lira, além do presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Luiz Fux.
Da cadeira da presidência do Congresso Nacional, ao lado de Jair Bolsonaro, o senador Rodrigo Pacheco pediu ao plenário que desse uma oportunidade à “pacificação”.
No discurso, o presidente da república listou o que apontou como “realizações” do governo federal e disse que o governo garantirá dinheiro para a vacinação contra a Covid-19. “O governo federal se encontra preparado e estruturado em termos financeiros, organizacionais e logísticos para executar o Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19. Com isso, seguimos envidando todos os esforços para o retorno à normalidade na vida dos brasileiros”, afirmou.
Bolsonaro ainda destacou que a crise sanitária mundial provocada pelo coronavírus impactou “fortemente” todos os poderes. “Com incertezas de todas ordens, o governo adotou duas premissas: salvar vidas e proteger empregos. Todo o governo federal foi mobilizado para atuação coordenada e integrada e efetiva. Todos os órgãos passaram a direcionar esforços no combate ao vírus e à proteção de pessoas. Essas ações contaram com a colaboração dos senhores parlamentares”, afirmou.