Com uma mega preparação na capital federal do Brasil, Brasília, a qual contou com medidas de segurança reforçadas, infraestrutura festiva ampla e extensa divulgação nas redes sociais e mídia, o tradicional desfile de 7 de Setembro não obteve o sucesso esperado pela esquerda.
Quase sem público, a cerimônia da Independência do Brasil foi marcada por baixa adesão dos civis, que chamou ateção dos que acompanharam a cobertura nos meios de comunicação.
Isoladas por grades de contenção, as principais ruas e avenidas de Brasília estavam esvaziadas. Sem agitação, o clima de festa não existiu, se assemelhando mais ao luto.
Afora da ausência do público, houve mudança nas cores tradicionais da cerimônia. As cores azul, verde, amarelo e branco foram reduzidas em favor do vermelho, que representa as cores do Partido dos Trabalhadores (PT) e do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, reforçando os ideais do comunismo e socialismo, que são associados aos petistas.
Janja, primeira-dama, também estava com vestido vermelho e fez o “L” (símbolo da campanha de Lula) durante a cerimônia.
Nesta quarta-feira (06/09/2023) Lula falou em cadeia nacional de rádio e tv sobre o 7 de Setembro. Em mais de 7 minutos de pronunciamento, Lula fez palanque político do seu governo e pouco falou sobre a Independência do Brasil.
O deputado federal por São Paulo, ex-secretário de cultura do governo Bolsonaro, Mário Frias (PL), postou um vídeo em seu Instagram ao qual faz uma comparação entre o 7 de Setembro de 2022 (com uma grande multidão de pessoas) e o de 2023 (quase sem público nas ruas). Assista abaixo.
Durante os quatro anos do governo de Jair Bolsonaro (PL), mesmo diante da pandemia do Coronavírus, multidões se fizeram presentes em Brasília e por todo o Brasil durante o 7 de Setembro.
Em 2023, com Lula no poder, o feriado nacional da Independência se viu obrigado a compartilhar as cores da bandeira com uma mancha ideológica vermelha, que não consta em nenhuma representação oficial brasileira.
A maior parte dos brasileiros, de fato, nesse 7 de Setembro, ficou em casa, sem ter nada a comemorar.