A Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) aprovou nesta quinta-feira a suspensão do deputado Fernando Cury (Cidadania) por seis meses. A punição ao parlamentar é uma resposta por ele ter apalpado os seios da deputada Isa Penna (Psol) no plenário da casa em dezembro de 2020.
A decisão pelo afastamento de Fernando Cury teve aprovação unânime pelos 86 parlamentares da casa. Ele não receberá salário durante este período.
O tempo de afastamento do deputado é maior do que a pena definida pelo Conselho de Ética, que pedia a suspensão por 119 dias mantendo a remuneração dele. Já o partido da deputada que sofreu o assédio pedia a cassação do mandato.
Logo após o anúncio da punição, a deputada Isa Penna postou nas redes sociais sobre o assunto: “Que hoje fique registrado na história da luta feminina a palavra resistência”, escreveu.
A deputada também disse que espera que as próximas parlamentares não sejam assediadas e recebam o devido apoio quando aconteçam situações como essa. Além disso, ela seguirá com outros processos contra Fernando Cury no Ministério Público e na Justiça Comum.