Morreu hoje o ex-governador e ex-prefeito de Cuiabá, Frederico Campos. Ele tinha 93 anos e estava internado a nove dias internado com Covid-19 em uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) de um hospital particular de Cuiabá. Uma semana antes de ser internado, ele chegou a receber a primeira dose da vacina.
Logo quando foi internado, Frederico Campos se manteve acordado e lúcido. No entanto, o quadro foi se agravando e ele morreu durante a madrugada. Mesmo que ele tenha sido vacinado contra a Covid-19, os órgãos de saúde recomendaram a imunização só acontece quando a pessoa recebe as duas doses.
O governo de Mato Grosso lamentou a morte, por meio de nota. Em publicação no Diário Oficial, o governador Mauro Mendes decretou luto oficial de três dias. De acordo com o atual chefe do executivo, Frederico deixa um legado na política e na história de Mato Grosso. Ele foi o segundo governador do estado, após a divisão com Mato Grosso do Sul, em 1977.
Frederico Campos nasceu em Cuiabá, em 11 de abril de 1927 e foi prefeito da capital mato-grossense por duas vezes, além de secretário de Obras do estado entre 1975 e 1978. Foi nomeado prefeito de Cuiabá pelo governador Pedro Pedrossian entre 1967 e 1969.
Em 1988, venceu sua primeira eleição direta ao ser eleito prefeito de Cuiabá pelo PFL. Foi também governador de Mato Grosso entre os anos de 1979 e 1983. Ele também foi o último governador escolhido pela ditadura militar e o segundo a governar o território mato-grossense após a divisão que deu origem a Mato Grosso do Sul.