Se você é brasileiro e por acaso mudou de cidade, fique atento! O prazo para pedir a transferência do domicílio eleitoral vai até o dia 4 de maio, para que possa votar no novo local de residência nas eleições deste ano, que definirão os cargos de presidente da República, governadores, senadores, deputados federais e deputados estaduais.
O prazo de 4 de maio também é limite para fazer outros procedimentos relacionados ao título de eleitor, como a solicitação de mudança de local de votação dentro do mesmo município, serviço previsto na revisão do cadastro de eleitor. Outras alterações, como a inclusão de nome social, são permitidas por esse mesmo procedimento.
Diferente dos outros anos, os pedidos podem ser feitos pela internet. A data ainda encerra o período para solicitação da primeira via e regularização do título de eleitor, para quem precisa acertar pendências e multas relativas a ausências em eleições anteriores. De acordo com o portal de notícias CNN, o eleitor que não votou em três eleições consecutivas e que teve o título cancelado deve regularizar sua situação durante esse período.
Para eleitores brasileiros que moram no exterior, a data também é limite para transferência de domicílio eleitoral, alteração de dados de cadastro e regularização do título. De 5 de maio até o final da eleição, o cadastro eleitoral ficará fechado e nenhuma alteração poderá ser efetuada no registro do eleitor. Vale ressaltar que o título de eleitor é uma exigência para que o cidadão possa obter diversos outros documentos, além de ser necessário para o votar.