ONS alerta que reservatórios do país estão em baixa

Foto: Marcello Casal jr/Agência Brasil

O nível dos rios que abastecem as hidrelétricas está abaixo da média histórica, e deve permanecer assim até o final deste mês. Isso porque o regime de chuvas do país neste ano deve ser o menor dos últimos 90 anos. O alerta está no relatório do ONS – Operador Nacional do Sistema Elétrico – que aponta que todas as regiões do país apresentam reservatórios com níveis abaixo da média histórica.

Pela estimativa, as regiões Sudeste e Centro-Oeste devem terminar o mês de julho com os reservatórios em 26% da capacidade, ou seja, apenas um quarto do total. A região Sul deve ficar um pouco melhor, com 45%. O Nordeste deve terminar o mês com 53% da capacidade, enquanto a região Norte, que tem nesta época o chamado Inverno Amazônico, a estação de chuvas, está um pouco melhor, com reservatórios em 80%.

O ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, comentou, em entrevista à imprensa internacional, que a crise hídrica não acontece apenas no Brasil, mas que se deve a um processo de mudança climática. E salientou que também não afeta o país inteiro ao mesmo tempo.

Enquanto as águas que movem as usinas hidrelétricas seguem reduzidas, o ONS informa que o consumo de energia deve crescer 3,7% este mês, em relação a julho do ano passado. Essa alta está relacionada ao crescimento das atividades do comércio, serviços e da produção industrial.

E quer saber mais… Quando tem pouca chuva, os reservatórios ficam mais vazios. Para não ficar sem energia, o ONS precisa ligar as termelétricas, que são movidas a diesel. Daí, o custo aumenta, e a sua conta de luz sobe também. Por isso, é preciso economizar energia e água! Mas, por enquanto, segundo o Ministério de Minas e Energia, está descartado um racionamento.

Mas, você pode fazer sua parte! Tome banhos mais curtos, evite usar aparelhos que consomem mais, como ferro de passar roupa, não deixe a porta da geladeira aberta por muito tempo, apague as lâmpadas quando não estiver nos ambientes e desligue os aparelhos elétricos da tomada quando não estiverem em uso.

Fonte: Agência Brasil

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Previous Post

Beneficiários do auxílio emergencial receberão informações via WhatsApp

Next Post

Jeff Bezos, homem mais rico do mundo, decola em viagem espacial

Related Posts