Com apoio de todos os senadores presentes na sessão desta terça-feira, o plenário aprovou projeto de lei que garante ações para prevenir a depressão e o suicídio nas forças policiais. Essas ações previstas na proposta devem ser incluídas no Programa Nacional de Qualidade de Vida para Profissionais de Segurança Pública
Segundo o autor do projeto, senador Alessandro Vieira do Cidadania, os profissionais da segurança pública trabalham diariamente sob forte pressão, o que aumenta o risco de suicídio de policiais, hoje duas vezes maior do que a média verificada na população.
O debate sobre o suicídio de profissionais ligados à segurança pública ganhou força no Congresso após o caso do policial que foi baleado e morreu após ameaçar colegas com um fuzil em Salvador, na Bahia, na última semana. O fato trouxe à tona a discussão sobre a importância da atenção à saúde mental dos policiais e militares.
De acordo com o 13º Anuário Brasileiro de Segurança Pública, último publicado sobre o tema , foram registrados 104 suicídios de policiais civis e militares em 2018.
Fonte: Agência Brasil