Ex-atleta, nutricionista e educadora física Dani Borges, explica sobre as principais falhas em seguir uma dieta corretamente
O primeiro e o erro mais comum é adicionar óleo, gordura, azeite e manteiga no preparo dos alimentos sem estar prescritos para a pessoa consumir. “Às vezes a pessoa vai fazer o jantar, o almoço ou a salada e faz o preparo desses alimentos usando o azeite, o óleo, o que seja e sem contabilizar já está utilizando uma, duas, três vezes ao dia, todos os dias”, explica Dani Borges, ex-atleta, nutricionista e educadora física.
O segundo erro principal de acordo com a Dani é consumir alimentos sem ter controle das pesagens ou medidas, seja caseira ou em grama que seja proposto pelo nutricionista.
“Isso faz muita diferença para o paciente porque não é só se alimentar saudável, dependendo do objetivo dele se for dieta de emagrecimento ou até de hipertrofia, o paciente precisa comer menos calorias do que ele gasta para emagrecer”, diz a nutricionista
O terceiro erro é o tipo de pesagem, segundo a Dani é necessário que o nutricionista informe sobre a pesagem dos alimentos, como ela deve ser feita, se ele calculou aqueles alimentos para serem pesados após o preparo ou antes. “Faz muita diferença a pesagem do alimento cru ou do alimento cozido, então isso tem que ser cuidado”, fala Dani.
“Tem que ter esse controle dos alimentos consumidos e suas pesagens corretas para não adicionar mais ou menos calorias do que estejam propostas pelo profissional de saúde, tem que seguir a quantidade certa”, conclui.