O alto nível de açúcar no sangue ocorre quando o corpo não produz insulina suficiente ou não usa de maneira eficaz, um hormônio que regula a glicose no sangue e a ajuda a entrar nas células para obter energia.
Além disso, o açúcar elevado no sangue (hiperglicemia) está associado ao diabetes.
1- Exercite-se regularmente
O exercício regular pode ajudá-lo a obter e manter um peso moderado e aumentar a sensibilidade à insulina.
O aumento da sensibilidade à insulina significa que suas células são mais capazes de usar o açúcar disponível em sua corrente sanguínea.
Os exercícios também ajudam os músculos a usar o açúcar do sangue para obter energia e contração muscular.
Se você tiver problemas com o controle do açúcar no sangue, verifique seus níveis de rotina. Isso o ajudará a aprender como você responde a diferentes atividades e evitar que seus níveis de açúcar no sangue fiquem muito altos ou muito baixos.
2- Gerencie sua ingestão de carboidratos
Seu corpo decompõe carboidratos em açúcares (principalmente glicose), e então a insulina ajuda seu corpo a usar e armazenar açúcar para energia.
Quando você ingere muitos carboidratos ou tem problemas em função da insulina, esse processo falha e os níveis de glicose no sangue podem aumentar.
3- Aumente a ingestão de fibras
A fibra retarda a digestão do carboidrato e a absorção do açúcar. Por essas razões, promove um aumento mais gradual dos níveis de açúcar no sangue.
Além disso, uma dieta rica em fibras pode ajudar a controlar melhor o diabetes tipo 1, melhorando a capacidade do corpo de regular o açúcar no sangue e reduzindo os níveis de açúcar no sangue.
4- Beba água e mantenha-se hidratado
Beber água suficiente pode ajudá-lo a manter seus níveis de açúcar no sangue dentro de limites saudáveis.
Além de prevenir a desidratação, ajuda os rins a eliminar o excesso de açúcar pela urina.
Um estudo observacional mostrou que aqueles que bebiam mais água tinham um risco menor de desenvolver níveis elevados de açúcar no sangue.
5- Durma com qualidade
Os maus hábitos de sono e a falta de descanso também podem afetar os níveis de açúcar no sangue e a sensibilidade à insulina. Eles podem aumentar o apetite e promover o ganho de peso.
A privação de sono diminui a liberação de hormônios de crescimento e aumenta os níveis de cortisol. Ambos desempenham um papel essencial no gerenciamento de açúcar no sangue.