Os governos da Alemanha, Itália, França e Espanha anunciaram a suspensão do uso da vacina da AstraZeneca. Desenvolvida pela Universidade de Oxford, o imunizante foi apontado por estes países como responsável por formação de coágulos em pessoas que o receberam.
As autoridades alemãs já disseram que a Agência Europeia de Medicamentos (EMA), o órgão regulador do setor na União Europeia (UE), avaliará “se as novas informações afetarão a autorização da vacina”. Já o presidente da França, Emmanuel Macron, destacou que a aplicação da vacina será suspensa até amanhã, quando a EMA deverá se pronunciar sobre o assunto.
O governo espanhol deve se pronunciar nas próximas horas. Como prevenção, o uso da vacina foi suspenso por lá pelos próximos 15 dias. Já a Itália já havia interrompido a aplicação de um lote específico do imunizante na semana passada. Por outro lado, nações como o Reino Unido, por exemplo, seguem utilizando este imunizante.
Na semana passada, tanto a EMA como a OMS disseram que não havia evidências entre a formação dos coágulos e a vacina da AstraZeneca. Além disso, segundo a OMS, as doses podem continuar sendo aplicadas normalmente.