Dados do Serviço de Saúde da Ilha da Madeira (Serasam), em Portugal, mostram que cerca de 140 pessoas contraíram Covid-19 naquela região depois de serem vacinadas. As autoridades locais reforçaram que o medicamento mais eficaz contra a doença continua sendo a prevenção.
“Mesmo com a vacina, que é altamente eficaz, neste momento, aqui na Madeira, houve pessoas que já estavam vacinadas e adquiriram a doença, algumas delas com alguma gravidade”, afirmou o o diretor clínico do Sesaram, José Júlio Nóbrega, no momento em que se completa um ano de pandemia naquela região.
Segundo os dados divulgados, 132 pessoas foram infectadas após tomar a primeira dose do imunizante e sete após a segunda aplicação. Desde o início da vacinação, 27.853 moradores da Ilha da Madeira já receberam as vacinas.
O diretor clínico afirmou que “mesmo nas pessoas vacinadas, as medidas continuam sempre as mesmas: uso de máscara, distanciamento físico, lavagens das mãos. É a melhor coisa que podemos fazer para evitar a doença”.
No próximo dia 16, se completa um ano em que foi registrado o primeiro caso de Covid-19 na Ilha da Madeira. Neste período, foram confirmados 7,805 casos da doença, com 67 óbitos.