O que faz um mioma se tornar gigante? A importância do conhecimento para a prevenção

Os miomas uterinos são bastante comuns nas mulheres, como reforçamos dados da  Federação Brasileira de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo), que estima cerca de 80% das mulheres em idade fértil tenham miomas em alguma fase da vida.

Mas muitas vezes eles sequer são notados pelas mulheres por um bom tempo, o que faz com que eles cresçam e cheguem a tamanhos impressionantes, podendo pesar vários quilos e prejudicar bastante a qualidade de vida da mulher. No entanto, de acordo com o especialista em ginecologia e obstetrícia, Dr. Alexandre Silva e Silva, não é somente a falta de informação o principal causador desse problema.

“Quando se tem informação sobre sintomas, causas, cuidados relacionados aos miomas uterinos, a mulher consegue identificar os primeiros sinais da presença de um mioma, o que aumenta bastante as chances de recuperação e facilita todo o tratamento. Mas quando não se tem esse conhecimento a situação só é identificada quando se chega a um extremo”.

“Porém, na grande maioria dos casos, quando a mulher tem o diagnóstico de mioma, ela é orientada pelo seu ginecologista a somente acompanhar o seu mioma, ou porque é muito pequeno, ou porque ainda não causa sintomas, e isso pode ser um grande erro”.

“No momento do diagnóstico, procure um especialista nesse tipo de tratamento, pois quando você apenas acompanha com exames anuais, na grande maioria dos casos, quando o ginecologista propõe um tratamento, a histerectomia, por dizer que agora já está muito grande e não tem mais como tratar. Com isso, boa parte dessas mulheres “fogem” dessa conduta e essa fuga, no intuito de não retirar o órgão, permite que ele cresça mais e mais”, explica.

Miomas gigantes

Os miomas podem crescer indefinidamente quando não são adequadamente identificados e não possuem os cuidados necessários, podendo gerar situações muito graves.

Em 2022, uma mulher passou por uma cirurgia de emergência no Rio de Janeiro para a remoção de um tumor de 46 kg, o maior já identificado. De acordo com as informações, a mulher acreditava que estava apenas engordando,o que reforça a importância da informação para evitar esse tipo de situação.

Como identificar um mioma de forma precoce?

De acordo com o Dr. Alexandre Silva e Silva, para identificar miomas precocemente é importante realizar seus exames de rotina e estar atenta aos primeiros sintomas.

“Existem sintomas muito característicos que podem ajudar a identificar miomas de forma precoce, como aumento do fluxo menstrual, do volume abdominal, cólicas e dores abdominais constantes, intestino preso (obstipação intestinal), dificuldade para segurar a urina e dores durante e após as relações sexuais”.

“Além disso, é fundamental realizar todos os seus exames de rotina, pois eles ajudam a identificar os miomas e direcionar os tratamentos de acordo com a necessidade da paciente”, destaca Dr. Alexandre Silva e Silva.

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Previous Post

Sentindo-se fraco após realizar uma cirurgia? Saiba que pode estar sofrendo com deficiências vitamínicas

Next Post

Brasil: Mulheres têm menos apoio para abrir pequenas empresas, diz pesquisa

Related Posts