O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, usou as redes sociais para anunciar a suspensão da campanha de vacinação contra a covid-19 na cidade por falta de doses do imunizante. Segundo ele, a vacinação hoje será somente para quem tem 83 anos.
Ainda no Twitter, Paes disse que nova remessa da vacina produzida pelo Instituto Butantan, em São Paulo, deve chegar na próxima semana e que o município está pronto para continuar a vacinação.
Desde o início da campanha, em 18 de janeiro, 244.852 pessoas já foram vacinadas contra a covid-19 na capital fluminense. No estado, este número sobe para 370.045, segundo a última atualização, feita nesse domingo.
A secretaria de estado de Saúde confirmou que os lotes armazenados da vacina contra a Covid-19 são para a aplicação da segunda dose nos 92 municípios. Segundo a secretaria, a entrega das 131.110 doses da Coronavac para os municípios fluminenses foi concluída na última quinta-feira (11) e de lá pra cá o Ministério da Saúde não fez mais repasses do imunizante.
Por meio de nota o Ministério da Saúde informou que trabalha para garantir que a vacinação contra a covid-19 seja ágil, segura e igualitária. Atualmente, o Brasil tem 354 milhões de doses de vacinas garantidas para 2021, por meio dos acordos com a Fiocruz, Butantan e Covax Facility, e segundo o ministério, à medida em que os laboratórios disponibilizem novos lotes de vacina, os cronogramas serão adaptados.
Até o momento, foram enviadas aos estados mais de 11 milhões de doses da vacina contra a covid-19. O público prioritário nesta primeira etapa do Plano Nacional de Vacinação são os profissionais de saúde que atuam na linha de frente do combate à covid-19 e na imunização; idosos que vivem em asilos ou abrigos, indígenas e pessoas com 18 anos ou mais com deficiências institucionalizadas. Na capital fluminense, a vacinação foi estendida para idosos com 75 anos ou mais.
Fonte: Agência Brasil