A partir deste sábado (27), os idosos com 80 anos ou mais vão poder tomar a vacina contra o novo coronavírus na cidade de São Paulo.
Pela programação inicial, a vacinação para esse grupo prioritário deveria começar na próxima segunda-feira. Com isso, mais 140 mil pessoas passam a ter direito à vacina.
Até essa quinta feira, a vacina para a população em geral na capital paulista estava limitada às pessoas acima de 85 anos. Apesar da antecipação, o cronograma na capital paulista está atrasado em relação a outras cidades do país. Em Recife, a vacinação já começou para idosos acima de 78 anos, e no Distrito Federal já estão sendo imunizadas pessoas com 76 anos ou mais.
O coordenador de Vigilância da Secretaria de Saúde da cidade de São Paulo, Luiz Artur Caldeira, disse que o atraso se justifica pelo tamanho da população.
Em todo o estado de São Paulo, a prioridade da vacinação é para os profissionais de saúde, inclusive os que não estão na linha de frente do combate ao coronavírus.
A partir de segunda-feira, todos os profissionais de saúde acima de 55 anos passam a ter direito à vacina, mesmo os que trabalham em clínicas privadas. Além de médicos e enfermeiros, também entram na lista biólogos, profissionais de educação física e médicos veterinários.
Questionado sobre a justificativa epidemiológica de um conceito tão amplo de profissional de saúde, o coordenador de Vigilância explicou que esses profissionais entraram na terceira etapa de vacinação, e que o município está seguindo os critérios estabelecidos no Plano Nacional de Imunização do Ministério da Saúde.