Você conhece algum exercício físico mais fácil de se fazer do que uma caminhada? Para muitos caminhar é algo simples e sem nada de especial. Porém, a caminhada pode trazer diversos benefícios para a vida que muitos nem imaginam. Esses pontos foram levantados pelo cardiologista e especialista em marca-passo, Dr. Roberto Yano.
O médico elaborou uma lista com seis dos principais benefícios da prática de caminhadas regulares e até que ponto o simples ato pode auxiliar e prevenir diversos problemas de Saúde. O material está disponível também em seu canal no Youtube. Confira a lista:
1- Reduz o risco de doenças
“Estudos indicam que uma caminhada de 30 minutos por dia já reduz o risco de doenças cardíacas, diminui o risco de diabetes, melhora o perfil lipídico e contribui para o bom funcionamento dos pulmões. A caminhada também ajuda a fortalecer os músculos e as articulações dos joelhos, quadril e também previne dores crônicas. A caminhada também é indicada para a prevenção de Osteoporose, porque ajuda a melhorar a densidade óssea”, falou.
2- Melhora a saúde mental e a memória
“Caminhar traz efeitos poderosos ao nosso cérebro. Diminui o risco de demência, pode melhorar nos efeitos deletérios da Doença de Alzheimer, aumenta a quantidade de massa cinzenta no cérebro. Promove uma maior circulação de sangue neste órgão. A caminhada estimula também a produção de hormônios relacionados a uma boa memória, além de reduzir a ansiedade, melhorar o humor, aumentar a Endorfina e Serotonina circulante no corpo, melhorando a sensação de bem-estar”, contou.
3- Melhora a visão
“A medicina tem colocado a caminhada como um fator importante para prevenção de diversas doenças oculares como Glaucoma, Catarata e até a Miopia. Para se ter uma ideia, o glaucoma é a doença que mais causa cegueira no mundo e o exercício físico, como a caminhada, ajuda a combatê-la, porque ela contribui para a redução da pressão nos olhos e protege a nossa retina”, mencionou.
4- Ajuda na perda de peso
“Dependendo do tempo, distância e velocidade, a prática da caminhada pode auxiliar também no emagrecimento. A caminhada é uma maneira simples de perder caloria, porque ela aumenta o gasto energético do organismo, utiliza a gordura acumulada para produzir mais energia. Quando feita regularmente e de forma correta, você consegue queimar – sem dificuldades – cerca de 400 calorias por hora”, descreveu.
5- Melhora a gordura no fígado
“O exercício físico aeróbico ajuda a evitar o depósito de gordura no fígado. Há estudos publicados que comprovam que o exercício físico está diretamente ligado à prevenção e ao tratamento de gordura neste órgão. Se você tem gordura no fígado, a caminhada tem que fazer parte da rotina. Exercício e perda de peso são os melhores tratamentos para Esteatose Hepática”, aconselhou.
6- Melhora o açúcar no sangue
“Caminhar é uma forma importante para os diabéticos controlarem a glicemia. Diabéticos sedentários, são diabéticos sem saúde. A prática de exercício deve ser rotina para o bom controle glicêmico dos pacientes com diabetes. Quando maior for a dedicação ao exercício, menos medicamentos o diabético irá precisar”, finalizou.
Deixe um comentário