TOC: Entenda mais sobre o transtorno que gera obsessões

O Transtorno Obsеssivo-Compulsivo (TOC) é um transtorno psiquiátrico quе gеra pеnsamеntos intrusivos pеrsistеntеs (obsеssõеs) е comportamеntos rеpеtitivos (compulsõеs), muitas vеzеs rеalizados para aliviar a ansiеdadе associada às obsеssõеs. 

De acordo com o médico psiquiatra Dr. Flávio H. Nascimento, o TOC pode se manifestar de várias formas, mas sempre tendo a ansiedade como um multiplicador do problema.

O TOC pode se manifestar de diversas formas, como obsessões por limpeza, organização, verificação constante ou pensamentos intrusivos. A ansiedade intensifica esses comportamentos, levando a rituais compulsivos para aliviar o desconforto”, afirma.

As causas do TOC

Até agora, idеntificaram-sе divеrsas causas para o surgimеnto do TOC, mas ainda são nеcеssários mais еstudos para comprееndеr mеlhor quais têm maior impacto nеssе procеsso, afirma Dr. Flávio H. Nascimеnto

O TOC é um transtorno multifatorial que, as descobertas recentes apontam como sendo biológicos, genéticos, desequilíbrios neuroquímicos no cérebro, principalmente relacionados à serotonina, transtornos psicológicos e relação com outras condições como depressão e ansiedade”.

Como identificar o TOC?

Todos têm pequenos hábitos ou rituais para determinadas tarefas, mas a partir do momento em que isso se torna prejudicial para a sua saúde mental e rendimento pessoal e profissional é preciso buscar ajuda especializada, alerta Dr. Flávio.

Os sintomas do TOC devem passar a chamar a atenção quando geram impactos negativos ao indivíduo ou quando ele perde o controle sobre a decisão de fazer ou não, como por exemplo limpeza excessiva, checar insistentemente trancas da casa e se guardou objetos, pensamentos intrusivos violentos, organização excessiva envolvendo simetria, rituais ilógicos, seguimento de etapas rígidas, entre outros”.

Quando isso passa a atrapalhar o rendimento do indivíduo é importante buscar ajuda médica para realizar o diagnóstico e iniciar o tratamento o quanto antes”, explica.

Existe tratamento para TOC?

Uma das principais dúvidas de quem recebe o diagnóstico de TOC é sobre o tratamento, no entanto, de acordo com o Dr. Flávio H. Nascimento, apenas um profissional pode direcionar o tratamento para cada caso.

O tratamento para TOC pode variar bastante de acordo com cada caso, podendo ser feito a base de medicamentos, como antidepressivos e inibidores de serotonina, ou através da terapia cognitivo-comportamental, que utiliza a exposição do paciente a situações-gatilho de forma gradual, mas a abordagem correta só pode ser definida por um profissional”, afirma.

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Previous Post

STF dá cinco dias para Zema explicar dispensa de vacinação nas escolas

Next Post

Por que uma música viraliza? Especialista explica como funciona o processo

Related Posts