A deficiência de nutrientes também pode ocasionar queda de cabelo e impedir o crescimento saudável dos fios
Os fios capilares são constituídos por cerca de 65 a 95% de proteínas, com destaque a queratina, macronutriente presente também nas unhas. O corpo humano produz essas proteínas, que se transformam em cabelo e unhas, a partir de vitaminas e nutrientes absorvidos em maior parte da alimentação. Quando o indivíduo sofre de alguma carência nutricional, sua saúde capilar é comprometida, tornando os cabelos mais fracos e opacos.
Os principais nutrientes associados à saúde dermatológica são o zinco, ferro e a Vitamina B7, que podem ser adquiridos através da alimentação ou da suplementação. “É comum casos em que pessoas gastam fortunas em cremes tentando deixar os fios mais fortes e bonitos, enquanto na verdade é um problema que vem de dentro para fora. O problema é justamente a falta de vitaminas que debilita a beleza e saúde dos fios, não a falta de cremes e idas ao salão” afirma Ricardo Maia, CEO da Life Natural.
Além dos fios e unhas frágeis, a carência nutricional pode resultar em cansaço, falta de atenção e enfraquecer o sistema imunológico. “Pense em seu corpo como uma máquina. Se o seu carro não funciona sem combustível, como você vai funcionar sem as vitaminas e nutrientes que o seu organismo precisa? É impossível!”, pontua Ricardo Maia.
Essencial para a saúde capilar, o zinco é um mineral que pode ser encontrado em alimentos como camarão, sementes de linhaça e castanhas ou em suplementos. Uma opção disponível no Brasil é o suplemento Hair Life, da Life Natural, que contém zinco, vitaminas do complexo B e biotina, nutrientes fundamentais para o crescimento dos cabelos e unhas.