A síndrome de burnout, também conhecida como síndrome do esgotamento profissional, é uma condição cada vez mais comum, ela é caracterizada por um estado de exaustão física, emocional e mental causado pelo excesso de trabalho e atividades laborais estressantes, mas apesar de ser uma doença considerada relativamente atual, uma das técnicas usadas para preveni-la e tratá-la é uma abordagem milenar, o Yoga.
O yoga é uma prática ancestral originária da Índia antiga, que combina exercícios físicos, técnicas de respiração e meditação, seus benefícios para a saúde mental e emocional são amplamente reconhecidos, e cada vez mais estudos científicos têm comprovado sua eficácia no combate ao estresse e ao esgotamento.
Um dos principais aspectos que possibilita a prevenção e tratamento da Síndrome de Burnout com o apoio de técnicas de yoga é a sua capacidade de promover uma melhor consciência mental e corporal, como explica o professor de yoga, Ravi Kaiut.
“O Yoga possibilita explorar a conexão corpo-mente de uma forma única, permitindo desenvolver uma consciência corporal para identificar o estresse negativo e a tensão excessiva, e uma consciência mental, para identificar a exaustão e pressão, assim é possível traçar mais fortemente seus limites e evitar ultrapassá-los, sempre buscando mais resiliência sobre eles”.
“Além disso, ele ajuda a reduzir a ansiedade e o estresse negativo e tornar os intervalos entre turnos de trabalho mais relaxantes e promover um real descanso, ajudando a reduzir os sintomas do Burnout” Explica Ravi Kaiut.