‘Superiates’ é o nome dado aos iates mais caros e luxuosos, que possuem um grande porte em comparação com os demais. Normalmente, essas embarcações são feitas sob medida para seus compradores, e são profissionalmente tripuladas. Hoje, quanto maior o barco, maior é o termo utilizado para descrevê-lo – já existem os termos ‘megaiates’ e ‘gigaiates’, ainda que não sejam tão utilizados.
O alcance tradicional dado para o comprimento dos superiates gira em torno de 80 pés (24 metros) e 590 pés (180 metros). Em suas estruturas, eles garantem privacidade enquanto oferecem experiências de lazer, como piscinas, campos de golfe e restaurantes luxuosos. O preço desses palácios flutuantes pode variar entre centenas de milhões a mais de um bilhão de dólares americanos.
Várias destas embarcações pertencem a oligarcas russos, e, como consequência da guerra entre Rússia e Ucrânia, muitos foram apreendidos, suspendendo, assim, o estilo luxuoso de vida marinha para esses indivíduos. Atualmente, acredita-se que existem cerca de 10.000 superiates no mundo, e seus proprietários variam entre magnatas, políticos e membros da realeza.