Foi lançado neste domingo na Base Espacial da Índia o primeiro satélite totalmente brasileiro. O “Amazônia-1” faz parte da Missão Amazônica, criada para monitorar e fornecer informações sobre o desmatamento naquela região.
O satélite pesa 640 kg e levou 17 minutos para chegar ao destino, que fica a 750 km de altitude da superfície da Terra. O lançamento foi feito no Centro Espacial da Índia e marcou o grande momento da tecnologia do Brasil, passando a ser um dos 20 países que dominam o ciclo completo de desenvolvimento de satélites.
O equipamento possui uma câmera capaz de observar uma faixa de 850 km em alta resolução e tem uma órbita que passa pelo mesmo ponto a cada cinco dias. Com essa operação em conjunto com outros dois satélites que já em órbita e possuem a mesma câmera, será possível obter imagens de um ponto específico em um intervalo de tempo de um a dois dias.
Com tamanho aparato tecnológico, o equipamento permitirá monitorar o desmatamento da Região Amazônica, além de acompanhar a agricultura em todo o Brasil. O projeto é coordenado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações e foi desenvolvido pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais em parceria com a Agência Espacial Brasileira.