O Ministério da Saúde recebeu, nessa sexta-feira (30), 6 milhões de doses da vacina desenvolvida pela Universidade de Oxford e pela farmacêutica AstraZeneca, fabricada pela Fiocruz. Foi a maior quantidade de doses recebidas em apenas um dia.
Neste fim de semana devem chegar mais 4 milhões de doses dessa vacina, compradas por meio do consórcio internacional Covax Facility.
O secretário-executivo da pasta, Rodrigo Cruz, fez um balanço e destacou que, em apenas cinco dias, o ministério vai receber mais de 17 milhões de doses.
O secretário informou que as negociações estão avançadas para comprar quase 7 milhões de medicamentos do chamado kit intubação. São remédios como anestésicos, relaxantes musculares e sedativos necessários para o procedimento que é adotado nos casos mais graves. A expectativa é anunciar na semana que vem a data da chegada desses medicamentos.
O ministério está também elaborando um protocolo de intubação para equipes de saúde em todo o país. Antes disso, uma equipe de especialistas define quais devem ser os procedimentos que, antes de entrarem em prática, precisam ser apresentados à Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias (Conitec).
A secretária-executiva da Conitec, Vânia Canuto, afirmou que diversos profissionais de saúde estão envolvidos no trabalho de padronização. A primeira tarefa é elaborar instruções normativas para cada tipo de tratamento.
De acordo com o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, o protocolo de intubação ainda será levado a consulta pública antes de entrar em vigor.
O ministério também prepara um curso à distância para fazer teleatendimento em UTIs. Esse treinamento deve envolver médicos, enfermeiros e fisioterapeutas em duas cidades no interior do país. Os locais ainda não foram divulgados.
Fonte: Agência Brasil