A cidade de São Paulo vai passar a exigir o comprovante de vacinação contra Covid-19 para que a pessoa tenha acesso a eventos e estabelecimentos comerciais. Essa medida foi anunciada nessa segunda-feira pelo prefeito Ricardo Nunes, que adiantou que os locais que desobedecerem a determinação serão multados.
Para fazer esse monitoramento, o prefeito contou que será disponibilizado um aplicativo de celular que fornecerá para cada pessoa um QR Code. Esse código será lido pelas ferramentas dos estabelecimentos e informará o status de imunização da pessoa. O sistema deve ficar disponível até a próxima sexta-feira (27).
Nunes informou que “para que evitem que tomem multas, a gente tá oferecendo um mecanismo para que possam identificar as pessoas que estejam com a vacina”.
Além disso, Estados e municípios de todo o país concordam com essa ideia de exigir a carteira de vacinas para incentivar a população a manter o ritmo de imunização. Exemplo disso é que pesquisa mais recente da Confederação Nacional dos Municípios mostra que das 1.896 prefeituras ouvidas, 1.046 são favoráveis à exigência da comprovação para entrada em comércios e eventos.