Rosa Weber afirma que ataques fortaleceram harmonia entre os Poderes

rosa-weber-afirma-que-ataques-fortaleceram-harmonia-entre-os-poderes

A presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministra Rosa Weber, afirmou nesta quinta-feira (2), durante a abertura dos trabalhos no Congresso Nacional, que os ataques às instalações dos três Poderes da República, no dia 8 de janeiro, não foram capazes de abalar a democracia no País.

“O vilipêndio às instalações dos três pilares da democracia brasileira, longe de enfraquecer nossa democracia constitucional, veio a conferir, graças à solidariedade imediata de todos, maior intensidade ao convívio, necessariamente harmonioso, exigência do próprio texto constitucional, entre os Poderes que compõem o Estado brasileiro”, afirmou a ministra.

Relembrando a cerimônia de abertura do ano judiciário, nesta quarta-feira (1º), Rosa Weber destacou que a manutenção dos trabalhos institucionais do Supremo segue inabalada, mesmo após os ataques de golpistas que depredaram o Plenário, obras de arte e parte da estrutura e do mobiliário do prédio.

“A manutenção dos trabalhos institucionais, apesar da agressão desprezível de 8 de janeiro, é a resposta fundamental que se impunha, sem qualquer hesitação, aos atos de violência contra as instituições democráticas”, acrescentou.

A ministra afirmou ainda que, paralelamente ao funcionamento institucional, o Supremo adotará medidas para reparar os danos causados ao patrimônio público e para promover a responsabilização dos culpados.

Por fim, Rosa Weber desejou, em nome do Poder Judiciário, que a atividade desenvolvida no Parlamento seja feita em prol da construção de uma sociedade livre, desenvolvida, justa, solidária, fraterna, inclusiva e igualitária, “como orienta a Constituição.”

Durante a solenidade, a ministra entregou ao Congresso o relatório das atividades do STF e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) no ano de 2022.

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Previous Post
camara-aprova-indicacao-de-jhonatan-de-jesus-ao-tcu

Câmara aprova indicação de Jhonatan de Jesus ao TCU

Next Post
comunicacao-sobre-vacinas-deve-ser-permanente,-defendem-especialistas

Comunicação sobre vacinas deve ser permanente, defendem especialistas

Related Posts