“HYGGE” – Como essa palavra sem tradução pode te tornar mais feliz

O termo dinamarquês “hygge” não possui tradução exata para o português, mas pode conter o segredo da felicidade
O termo “Hygge” não possui tradução exata para o português, mas seu conceito já está sendo importado munidalmente (Foto: Reprodução/ The New Yorker

A Dinamarca sempre figura entre os países mais felizes do mundo no levantamento anual divulgado pela Rede de Soluções de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas e, em 2022, ocupou a 2º colocação.

Mas além das políticas públicas, segurança, qualidade de vida, apoio social, saúde e uma série de outros fatores que colaboram para essa colocação há também uma palavra que contém grande parte do segredo para tamanha felicidade, “hygge”.

O termo “hygge” é exclusivo da cultura escandinava, mas especialmente da cultura dinamarquesa, que não possui tradução para o português, mas expressa a sensação de estar em uma cas quentinha, tomando café quente na companhia de amigos e família e acaricia seu cachorro de estimação enquanto lá fora faz frio, a sensação de intimidade, familiaridade, aconchego, amparo e acolhimento.

Como a Dinamarca é conhecida pelos dias curtos e noites longas, no inverno o país chega a receber apenas quatro horas diárias de sol, cultivar o “hygge” ajuda a  manter uma sensação de prazer e aconchego dentro de casa.

De acordo com especialistas, estar feliz com pequenas coisas é o que causa a sensação de “verdadeira felicidade” e o “hygge” colabora para isso, por isso, incluir o conceito no seu dia a dia pode ajudar a se distanciar de situações ruins e ter mais atenção aos detalhes alegres da vida.

Apesar de o termo ainda ser pouco conhecido mundialmente, ele já está sendo exportado para outros países como temática de bares e restaurantes escandinavos que transmitem a ideia do “hygge” no seu cardápio, decoração e até na climatização do ambiente.

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Previous Post

Produção de petróleo e gás atinge 3,978 milhões de barris em novembro

Next Post

Morre Vinícius Guarnieri: Um dos maiores transformadores de empresas do Brasil

Related Posts