Aposentados e pensionistas já dispõem de calendário para prova de vida

Foto: Marcelo Casal – Agência Brasil

O INSS, Instituto Nacional do Seguro Social, publicou na última sexta-feira (26), o calendário com as novas datas para que aposentados e pensionistas façam a prova de vida. 

A medida estava suspensa desde março de 2020. E quem não realizou a prova de vida durante esse período, não poderá ter os benefícios bloqueados. Mas é preciso ficar atento ao calendário de retomada.

A prova de vida dos aposentados e pensionistas do INSS voltará a ser exigida a partir de maio deste ano. Quem tinha, por exemplo, que fazer prova de vida em março e abril de 2020, terá de fazer no mês maio.

Os que tinham agendamento em maio e junho de 2020, estão reagendados para junho deste ano. O calendário segue de forma escalonada até novembro.

A suspensão da obrigatoriedade da prova de vida vem sendo adiada por causa da pandemia. Desde agosto do ano passado, o governo investe em um projeto piloto para que o procedimento possa ser feito pelo celular.

Nessa semana, o INSS lançou uma nova etapa do projeto que disponibilizou o serviço digital para mais de cinco milhões de beneficiários.

Todos os anos, a prova de vida é feita pelo segurado junto ao banco para comprovar que ele está vivo e garantir que o benefício continue sendo pago.

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Previous Post

Emissão de títulos agrícolas eletrônicos movimenta bilhões

Next Post

Gana recebe 600 mil doses da vacina COVAX

Related Posts