Carteira de Trabalho Digital teve 685 milhões de acessos e 14 milhões de novos usuários em 2023

A Carteira de Trabalho (CTPS) Digital registrou mais de 685,2 milhões de acessos em 2023, somando um total de mais de 1.8 bilhão de acessos, desde o seu lançamento em 2019.  Os acessos virtuais ocorreram tanto por meio do aplicativo quanto pelo portal Gov.br. No mês de dezembro, o aplicativo atingiu a marca de 70 milhões de trabalhadores habilitados, tendo 14 milhões de novos usuários no ano.

O aplicativo da Carteira de Trabalho Digital reúne os principais serviços do Ministério do Trabalho e Emprego, disponibilizando ao cidadão sua qualificação civil, o acompanhamento da sua vida laboral, permitindo-o fiscalizar as movimentações de seus contratos de trabalho e, no momento de desligamento de seu vínculo, realizar a solicitação do Seguro-Desemprego.

De dezembro/2019 a dezembro/2023, foram realizados 27,1 milhões de requerimentos de seguro-desemprego, sendo 67% deles (18,2 milhões) por meios eletrônicos (aplicativo e site). Só em 2023, do total de 7,1 milhões de trabalhadores que solicitaram o seguro-desemprego, mais de 75% dos requerimentos foram realizados pelos canais digitais do MTE.

Outros serviços, como a apresentação de recurso contra eventual indeferimento do Seguro-Desemprego e o acompanhamento do Abono Salarial, também podem ser feitos de forma virtual por meio da Carteira de Trabalho Digital.

A plataforma, que é desenvolvida pela Dataprev para o Ministério do Trabalho e Emprego, trouxe muito mais praticidade e rapidez nos processos de admissão, demissão e atualização dos dados (como férias, alterações de função etc.). Com ela, os documentos ficam em dia de forma mais rápida, tendo os dados seguros de forma digital, e permitindo ao trabalhador acessar os seus dados a qualquer momento.

Carteira de Trabalho Digital – O documento digital passou a substituir o documento físico de papel em 2019, sendo emitida automaticamente para todo brasileiro ou estrangeiro que tenha inscrição no Cadastro das Pessoas Físicas (CPF). Dessa maneira, não é mais necessária a emissão do documento físico em papel para contratação por meio do eSocial.

Saiba como Acessar: Para acessar a CTPS Digital, o cidadão pode baixar gratuitamente o aplicativo na loja virtual de dispositivos IOS e Android ou acessar pelo site https://www.gov.br/ptbr/servicos/obter-a-carteira-de-trabalho .

Para os cidadãos que ainda não possuem cadastro no Gov.BR, é necessário realizar o processo de registro. Para aqueles que já estão cadastrados, basta acessar a plataforma utilizando as informações de login e senha.

Por: Ministério do Trabalho e Emprego (MTE)

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Previous Post

Em Recife, nova Escola de Sargentos do Exército formará 2.200 militares em 16 especialidades

Next Post

Haddad não confirma acordo para revogar MP da reoneração da folha

Related Posts