Em mais uma semana de atenção totalmente voltada aos movimentos da equipe de transição do presidente eleito, o mercado empresarial é um dos que segue, mediante cada novidade, se preparando para as possíveis mudanças no comando do país.
Um dos rumores que mais causaram impacto nesse setor nos últimos dias foi a possibilidade do ex-prefeito de São Paulo, Fernando Haddad, estar sendo cotado para ser o novo ministro da economia.
Segundo o especialista em neurolinguística e também mentor empresarial Gustavo Medeiros, na verdade essa instabilidade acontece em toda mudança de governo.
“Tudo isso gera insegurança nos empresários por conta do receio que todos acabam tendo por não saberem – ao menos até o momento – o que pode acontecer”, falou.
Segundo ele, o que acontece é o movimento de retrair, ou seja, as pessoas trocando a coragem de investir pela prudência de esperar um pouco mais até entender o que vai acontecer.
Com isso, também segundo Gustavo, um conselho que ele pode dar é um que já é bastante conhecido por todos.
“Se previna. Observe a efetividade do seu plano de princípios básicos em um negócio. Mas sobretudo tenha coragem. Não perca a coragem de se reinventar e buscar caminhos que, mediante o conhecimento, possam te garantir continuidade do seu negócio”, falou.
O mentor fez questão de relembrar que tudo que está acontecendo hoje não é inédito, já existe um histórico de reação igual ao que acontece hoje e se repetirá sempre que houver mudança de governo.