O bruxismo é uma das parafunções mais observadas no dia a dia da clínica odontológica. De acordo com o cirurgião-dentista Flávio Pinheiro, a doença é caracterizada pelo apertar ou ranger dos dentes que pode acontecer no período diurno ou noturno. Essa pressão pode provocar desgaste e amolecimento dos dentes. Nos casos mais graves, podem ocorrer também problemas ósseos, na gengiva e na articulação da mandíbula.
Quais são as causas?
Flávio explicou que a causa é multifatorial, envolvendo fatores locais, sistêmicos, psicológicos ou até mesmo alteração no sistema nervoso central.
“A maloclusão associada ao estresse por exemplo podem levar ao surgimento do Bruxismo”, disse.
Quais os sintomas?
Conforme o dentista, os sinais e sintomas que podem indicar bruxismo vão desde trincas dentárias e desgaste da superfície dentária até dores na articulação e dores de cabeça.
Entre os sintomas do bruxismo, estão: dor e zumbido no ouvido, dor no pescoço, na mandíbula e nos músculos da face por causa do esforço realizado pelos músculos da mastigação, estalos ao abrir e fechar a boca, alterações do sono.
Qual o tratamento?
Já sobre o tratamento, Flávio disse que “depende da causa do bruxismo. Cabe ao cirurgião dentista identificar o que está causando o bruxismo e assim montar um plano de tratamento que engloba a eliminação do fator causal e tratamento dos sinais e sintomas”, explicou.
Além disso, conforme ele, muitas vezes é necessário um tratamento em conjunto com o psicólogo.
O que é placa de bruxismo?
“É uma placa que pode ser feita para o paciente recobrindo todos os seus dentes, tendo como objetivo o controle do comprometimento da musculatura e da superfície dentária”, finalizou.
Sobre Flávio Pinheiro
Flávio Pinheiro se formou como cirurgião dentista em 2004 pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Em seguida fez o credenciamento nos sistema ITI de implantes dentários pela maior empresa de implantes do mundo, a Straumann. É especialista em implantodontia pela Associação Brasileira de Odontologia de Santos. Além disso, Flávio é mestre em ciências cirúrgicas pela faculdade de Medicina da UFRJ e fez parte do seu trabalho de mestrado na universidade de Rochester NY. Carrega, entre os seus títulos, o prêmio Mariano de Andrade do Colégio Brasileiro de Cirurgiões.