O Brasil vai receber hoje o primeiro lote de vacinas contra a covid-19 do consórcio Covax Facility. Serão mais de 1 milhão de doses, que devem chegar ao país por volta das 18h.
A chegada das vacinas foi confirmada pela representante da Organização Mundial da Saúde (OMS) e da Organização Pan-Americana da Saúde no Brasil (OPAS), Socorro Galiano.
Galiano enviou nessa sexta-feira uma carta ao ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, que está de saída do cargo. A representante da Opas no Brasil informou que 90% das doses têm vencimento em 31 de maio deste ano, e o restante, 10%, em 30 de abril de 2021.
A Covax Facility é uma aliança internacional da Organização Mundial da Saúde que tem como principal objetivo acelerar o desenvolvimento e a fabricação de vacinas contra a covid-19. Trata-se de um consórcio internacional com o objetivo de garantir acesso igualitário à imunização.
De acordo com o comunicado do consórcio, a expectativa é que sejam enviadas 330 milhões de doses das vacinas da Pfizer/BioNTech e Oxford/AstraZeneca na primeira metade de 2021 para 145 países integrantes da aliança, que reúne mais de 150 nações.