Quanto tempo de estudo um cirurgião plástico precisa ter para atuar na área?

Um cirurgião plástico é um médico especializado em procedimentos estéticos e reconstrutivos para melhorar a aparência física. Mas se engana quem acredita que para se tornar um profissional qualificado nessa área é fácil, de acordo com o cirurgião plástico e membro da SBCP – Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica – e da BAPS – Associação Brasileira de Cirurgiões Plásticos – Dr. Renato Guerra, são necessários cerca de 11 anos de estudos.

Ser um cirurgião plástico envolve muita disciplina pois são necessários 11 anos de formação para isso, o que é importante para desenvolver tanto o conhecimento técnico, quanto prático para o dia a dia na sala de cirurgia”, explica.

A jornada para se tornar um cirurgião plástico

Para se tornar um cirurgião plástico é necessário, a princípio, ter uma formação e Medicina que dura, em média, 6 anos, também é necessário ter uma residência mínima de 2 anos em Cirurgia Geral, para desenvolver a prática da profissão.

Além disso, também é requerido uma residência específica em Cirurgia Plástica, que dura em média 3 anos. Após todo esse processo, que dura um total de 11 anos, pode-se realizar o exame para obtenção de título de especialista em cirurgia plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP).

Os estudos não param por aí

De acordo com o Dr. Renato Guerra, apenas a formação básica não garante um diferencial, por isso, a educação continuada é essencial.

Ser um profissional da medicina, em especial em uma área que sofre mudanças tão constantes como a cirurgia plástica, é importante seguir aprendendo e se desenvolvendo em novas técnicas, participando de cursos, congressos, entre outros meios, isso ajuda não só a se tornar um profissional mais bem qualificado, mas a ter um diferencial no mercado”, afirma Dr. Renato Guerra.

Sobre Dr. Renato Guerra

Dr. Renato Guerra é cirurgião plástico, formado em medicina pela Universidade Federal de Minas Gerais, especialista em cirurgias restauradoras da face e contorno corporal, possui mais de 15 anos de experiência, Fellowship pela University of Alabama at Birmingham, membro titular da SBCP – Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica – e BAPS – Associação Brasileira de Cirurgiões Plásticos. (CRM-MG 46563 / RQE 29510).

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Previous Post

Justiça eleitoral de Roraima cassa governador pela terceira vez

Next Post

Ex- obeso: Cirurgias plásticas reparadoras ajudam a melhorar a qualidade de vida

Related Posts