Em Recife, nova Escola de Sargentos do Exército formará 2.200 militares em 16 especialidades

Nesta sexta-feira (19), na presença do Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, o Ministro da Defesa, José Mucio Monteiro Filho, a governadora de estado, Raquel Lyra, e o Comandante do Exército, General Tomás Miguel Miné Ribeiro Paiva, assinaram um Termo de Compromisso para a implementação da Escola. A solenidade ocorreu no Comando Militar do Nordeste (CMNE), em Recife.

Durante o evento, o Ministro Mucio destacou que a ativação da ESE representará muito para o desenvolvimento de Pernambuco e alcançará, ainda, benefícios para a população e para o Nordeste, como a criação de cerca de 30 mil empregos diretos e indiretos no período das obras. O novo centro de ensino do Exército contará com amplas e modernas estruturas esportivas, administrativas e de ensino.

“Este será um dos maiores centros de formação de sargentos do mundo, cuja finalidade principal é centralizar e aperfeiçoar o processo de formação e graduação dos sargentos de carreira, que compõem cerca de 62% do efetivo profissional do Exército, no nível superior tecnólogo”, ressaltou o Ministro.

Em discurso, o Presidente Lula salientou os benefícios do desenvolvimento econômico regional e mencionou o potencial que o empreendimento gera para o estado de Pernambuco em termos de conhecimento, de educação e de inovação.

“Vamos reunir aqui, na região metropolitana de Recife, tudo o que hoje está sendo feito em 19 organizações militares em todo o Brasil”, disse.

Escola de Sargentos – A ESE será instalada no Campo de Instrução Marechal Newton Cavalcanti (CIMNC), e contará com o campus escolar, um batalhão de comando e serviços, além de duas vilas militares. A estimativa é de que a instituição atenda cerca de 2.200 alunos, formados em 16 especialidades de nível superior tecnólogo. No local, serão ofertados cursos como infantaria, cavalaria, artilharia, engenharia, comunicações e logística.

Preservação ambiental – A implementação da Escola adotará práticas inovadoras voltadas à sustentabilidade. A proposta de compensação ambiental proporcionará um incremento em importantes serviços ecossistêmicos, como a melhoria dos processos hídricos que alimentam a Represa Botafogo.

Estiveram presentes no evento o Ministro da Pesca e Agricultura, André de Paula, o Ministro dos Portos e Aeroportos, Silvio Serafim Costa Filho, a Ministra da Ciência, Tecnologia e Informação, Luciana Santos, entre outras autoridades civis e militares.

CMNE – Antecedendo a solenidade de assinatura, o Ministro José Mucio acompanhou o Presidente Lula em cerimônia de transmissão de cargo do Comando Militar do Nordeste (CMNE) que ocorreu no Quartel-General do CMNE.

Na ocasião, o General de Exército Maurílio Miranda Netto Ribeiro assumiu o cargo no lugar do General de Exército Kleber Nunes de Vasconcellos.

Por: Ministério da Defesa

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Previous Post

TDAH: Você nasce com ele ou desenvolve? Novo estudo traz a resposta

Next Post

Carteira de Trabalho Digital teve 685 milhões de acessos e 14 milhões de novos usuários em 2023

Related Posts