Fósseis de dinossauros mais antigos do mundo são encontrados no Rio Grande do Sul

Imagine um local onde podem ser encontrados fósseis de 230 milhões de anos. Este lugar é o Brasil, e estes materiais foram encontrados nos municípios gaúchos de Santa Maria, São João do Polêsini, Agudo, Faxinal do Soturno e Candelária.

Pesquisadores já identificaram cerca de 12 espécies de dinossauros na região, sendo que sete delas estão entre as mais antigas do mundo. A confirmação da idade destes dinossauros foi feita nos Estados Unidos, através da análise dos minerais presentes nas rochas em que esses esqueletos estavam.

No entanto, essas pesquisas não são novas. A identificação do primeiro fóssil foi publicada em 1999. Além disso, tais descobertas são importantes porque ajudam a esclarecer como esses animais gigantes surgiram e viveram, explica o paleontólogo Rodrigo Temp Muller, da Universidade Federal de Santa Maria.

As pesquisas continuam em andamento e, segundo o paleontólogo, a região tem muito potencial fossilífero. Além disso, o reconhecimento do Guinness pode ajudar a estimular o turismo na região, atraindo pessoas interessadas na história dos dinossauros.